sábado, 28 de abril de 2012

SECA ATINGE 202 MUNICÍPIOS NA PB; PERÍODO FOI CONSIDERADO O MAIS CRÍTICO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS


Governador Ricardo Coutinho se reúne com prefeitos e anuncia pacote de ações com recursos federais e estaduais para combater a seca.

Com a falta de chuvas não tem pasto, nem há água pra o gado beber, causando a morte dos animais.
Em março deste ano, todas as regiões da Paraíba registraram chuvas abaixo da média. O período foi considerado o mais crítico nos últimos 20 anos no Estado e destruiu quase 90% a produção agrícola de municípios localizados noSertão, Curimataú e Cariri, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura.
Conforme o governador do Estado, Ricardo Coutinho, a estiagem já afeta 202 municípios que estão com déficit hídrico e destes 144 apresentam situação mais crítica. Ao todo, já são mais de 2,6 milhões de pessoas sofrendo com os efeitos da seca. E, para agravar ainda mais essa situação, as chuvas deverão permanecer abaixo da média, pelo menos, até julho deste ano, segundo previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Se as estimativas forem confirmadas, a Paraíba registrará a pior seca dos últimos 30 anos.
Por conta desses prognósticos, o Governo do Estado convocou ontem uma reunião para discutir o assunto com 128 prefeitos paraibanos. O encontro lotou as instalações do Cine Bangüe, do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho apresentou o Plano Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos e Respostas à Estiagem, que é um pacote de ações com recursos federais e estadual, que buscam ajudar os municípios a driblarem os efeitos da seca.
Entre as ações previstas, estão a ampliação do crédito rural, a construção de cisternas, poços e barragens, concessão de bolsa estiagem aos agricultores atingidos pela falta de chuva e aumento de R$ 0,10 sobre o preço do litro do leite de cabra e de vaca, comprados pelo Governo do Estado, dentro do Programa do Leite. O reajuste já entrará em vigor no próximo mês.
 
Nathielle Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...