terça-feira, 23 de agosto de 2011

E HAJA AUMENTO! Tarifa de energia fica 8,06% mais cara no estado da Paraíba.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (23) reajuste de 8,06% nas tarifas residenciais de energia na Paraíba. As novas tarifas entrarão em vigor no domingo para 1,1 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios da Paraíba. Já para as indústrias e outros setores do comércio o reajuste é da ordem de 6,43%. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O pleito da empresa está disponível na página da Agência. Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da Aneel, perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...