A seca que assola a nossa querida Picuí é preocupante e o mais agravante é que o programa de abastecimento de água desenvolvido pelo exército brasileiro está suspenso provisoriamente em nosso município agravando ainda mais a situação, pois até o momento a instituição aguarda a liberação de recursos por parte do governo federal para reativação do referido programa na região. A prefeitura dispõe apenas de um caminhão pipa para atender as necessidades do município, pois a prioridade são as escolas, postos de saúde, hospital quando necessário etc, etc.
Muitos agricultores do nosso município estão aflitos, pois em algumas comunidades além da falta d’água para consumo humano já começa a faltar também para o consumo dos animais tendo que se deslocarem por grandes distancias na esperança de conseguirem alguns barris do precioso líquido.
Em conversa com o prefeito em exercício de nosso município Acácio Dantas no último sábado dia 14, o mesmo disse a esse blogueiro e a alguns vereadores que vai dobrar o trabalho de abastecimento realizado pelo caminhão pipa da prefeitura, colocando mais um motorista no referido veículo para ver se pelo menos diminui a aflição dos agricultores em busca de água potável, abastecendo assim algumas cisternas cadastradas na secretaria de agricultura do município. Disse ainda que aguarda uma ação do governo estadual, onde decretará situação de emergência em vários municípios do nosso estado, pois infelizmente o município não tem como comprar de imediato ou locar outro caminhão pipa para servir ao nosso município. Afirmou ainda que estão sendo recuperados vários poços artesianos em várias comunidades locais onde contribuirão em muito com aqueles que lá residem fornecendo água para o consumo humano e animal.
Particularmente acho que a solução para a nossa região seria os municípios apostarem na perfuração de poços artesianos. Nos anos que são bons de inverno os governantes estaduais e municipais se acomodam, até mesmo esquecem os poços já existentes deixando-os sem manutenção, sem pensarem numa futura estiagem. Tá aí o resultado da acomodação, os agricultores sedentos e vendo seus animais morrendo de sede e mais despesas para estado e municípios. E olhe que informações passadas por técnicos do governo do estado num encontro realizado em Patos dias atrás sobre a estiagem na Paraíba, dão conta que para o próximo ano as previsões de chuvas são abaixo da média, e ai?
É por isso que acho que a solução para a nossa região é a perfuração de poços artesianos, mesmo tendo de vez em quando bons períodos invernosos.
Francisco Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário