O aeroporto de Guarulhos concentrou o maior volume de propostas no leilão de privatização dos aeroportos brasileiros, que ocorre nesse momento em São Paulo. O consórcio Invepar ACSA ofereceu R$ 16,213 bilhões - ágio de 376% sobre a proposta mínima - pela concessão de 30 anos do aeroporto, arrancando um sonoro óóóó da plateia presente no BMF&Bovespa. Logo atrás vieram os consórcios Aeroportos do Brasil, que ofereceu R$ 12,863 bilhões, e Operadora Brasileira de Aeroportos, com R$ 12 bilhões. Os três vão agora para uma segunda rodada, na qual as propostas serão feitas oralmente.
Para a disputa por Viracopos passaram os consórcios Aeroportos Brasil, com proposta de R$ 3,821 bilhões; Novas Rotas, com proposta de R$ 2,524 bilhões, e Invepar CSA, com R$ 2,113 bilhão.
Brasília teve 8 interessados. Mas passaram os consórcios Inframérica Aeroportos, com proposta de R$ 3,5 bilhões; Invepar ACSA, com R$ 3,213 bilhões, e ADC&HAS-Fidens-Millstream, com R$ 3,082 bilhões.
Até agora, as maiores ofertas já garantem ao governo R$ 23,5 bilhões.
O lance mínimo pelas outorgas era de R$ 3,4 bilhões, para Cumbica; R$ 1,5 bilhão, para Viracopos e de R$ 582 milhões, para O JK, de Brasília. No primeiro, a concessão é de 20 anos. Em Viracopos, vale por 30 anos e, no JK, 25 anos.
Como a Invepar está entre os três primeiros nos três leilões, ficou com a proposta congelada em dois deles e deu espaço para a inclusão de mais um consórcio em Campinas e em Brasília. Por coincidência, a quarta proposta mais bem colocada nos dois casos foi do consorcio Oba (R$ 1,7 bilhão e R$ 2,8 bilhões, respectivamente).
Segundo a Anac, na medida em que forem apresentados, os lances e a posição de cada um dos participantes da disputa aparecerá nos monitores da sala. O tempo de cada rodada será definido pelo leiloeiro no início do leilão.
Propostas
A primeira proposta aberta foi para o aeroporto de Campinas. O consórcio Aeroportos Brasil ofereceu R$ 3,82 bilhões, mais que o dobro da proposta inicial. A segunda foi do consórcio Operadora Brasileira de Aeroportos, entregue pela Votorantim Corretora, no valor de R$ 12 bilhões, pelo aeroporto de Guarulhos. A terceira proposta foi apresentada também para Guarulhos, pela corretora Bradesco, representanto a Advent Assur, no valor de R$ 8,53 bilhões.
A proposta do consórcio Invepar por Guarulhos arrancou dos presente um sonoro óooo. Foi de R$ 16,213 bilhões, superando com folga os R$ 12 bilhões do consórcio rival mais próximo.
Dubes Sônego, iG São Paulo
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