sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Inglês de dois anos se livra de marcas de queimaduras com técnica pioneira

Zed durante o tratamento Foto: Reprodução


Zed depois do tratamento Foto: Reprodução

Um menino de dois anos conseguiu se livrar das marcas de queimadura, após um tratamento pioneiro. Os médicos borrifaram - com spray - uma camada de pele no peito do pequeno.
Zed Merrick teve queimaduras de segunda grau no peito ao derrubar uma xícara de chá. A mãe do menino, Nicola Merrick, temia que ele ficasse com as marcas pelo resto da vida. “Foi o pesadelo de qualquer pai ou mãe”, disse ela. Mas quatro meses depois, o garoto não tinha sequer vestígios do incidente.
Os especialistas do Pinderfields Hospital, na cidade de Wakefield, na Inglaterra, utilizaram uma técnica recente e revolucionária. Eles criaram uma solução a partir de células da pele de Zed e borrifaram em cima das queimaduras. As marcas desapareceram completamente.

Zed não tem mais marcas no corpo
Zed não tem mais marcas no corpo Foto: Reprodução
“O novo procedimento fez uma grande diferença para Zed e nós queremos promover a técnica para que outras pessoas também possam usufruir”, disse Nicola, em entrevista nesta quinta-feira. A mãe explicou ainda que em um procedimento normal, Zed teria que trocar as ataduras todos os dias, o que seria um procedimento doloroso.
“Eu nunca imaginei que Zed pudesse ficar assim novamente”, comemorou Nicola. Na noite em que o menino sofreu as queimaduras, ele foi levado ao hospital e submetido a uma cirurgia de duas horas. A pele morta foi removida e os especialistas pegaram também uma amostra de pele saudável do tamanho de um selo postal, para preparar a solução.
A nova técnica foi batizada de ReCell Spray-On Skin, e desenvolvida pelo laboratório da Avita Medical, em Cambridge. São aplicados curativos, que se soltam quando a pele de baixo vai se regenerando. Uma das grandes vantagens do procedimento é que não há riscos de rejeição do paciente, já que as células usadas são dele. Não há enxertos, o tratamento é mais rápido e a cicatrização é total.
O curativo vai se soltando da peleO curativo vai se soltando da pele Foto: Reprodução
Zed com a mãe, Nicola
Zed com a mãe, Nicola Foto: Reprodução

Fonte: ExtraGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...