domingo, 18 de dezembro de 2011

Barcelona ensina, vence, goleia o Santos e é Campeão Mundial de Clubes!

Com dois gols de Messi, um de Xavi e um de Fábregas, Barça acaba com sonho do Tri santista com um acachapante 4 a 0 - Action Images
Com uma aula de futebol, Barcelona acaba com o sonho do Tri-Mundial santista. Vitória veio com show de bola no primeiro tempo e dois gols do argentino Lionel Messi.
 
Se o Barcelona é o melhor time do mundo, não é pela vitória de hoje, um impiedoso 4 a 0 sobre o Santos de Neymar. Nem mesmo é pelo título mundial de clubes, o segundo da sua história. É pelo estilo, pela idéia de futebol, pela beleza com que os 11 jogadores em campo do time catalão tratam a bola e o futebol. O Barcelona de Pep Guardiola é, sem dúvidas, e não por hoje, mas pelos últimos três anos, não só o melhor do mundo, mas um dos melhores da História do futebol. 

O Santos, longe do brilhantismo do Barça e longe de ser, hoje, o mesmo Santos que venceu brilhantemente a Libertadores, fica sem o Tri mundial. Fica a dúvida se o time de Muricy poderia ter feito algo diferente, ou se, de fato, o time catalão é invencível. 

Santos assiste aula do Barcelona no primeiro tempo
Quis o destino que, no alinhamento das equipes na entrada em campo, Messi e Neymar ocupassem o mesmo espaço e entrarem, lado a lado, no estádio de Yokohama onde os dois seriam protagonistas na decisão do título mundial entre Santos e Barcelona. 

O equliíbrio, o lado a lado, porém, acabou ali. O Barcelona deu uma aula de futebol no primeiro tempo e deu a impressão de decidir o título ali mesmo, nos primeiros 25 minutos de jogo. No estilo mais clássico do time catalão, a bola era tocada por todos os lados. Na defesa santista, o Barça fazia uma marcação forte e tirava bem a bola da defesa santista, na defesa catalã, o Santos tentava, sem sucesso, uma marcação defensiva. O resultado é que, aos 23 minutos, além de 75% da posse de bola, o Barcelona já tinha dois gols de frente no placar. 

Um retrancado Santos, que pouco jogou se apresentou no primeiro tempo. Entre o início do jogo e o segundo gol adversário, o Santos só teve uma falta mal cobrada por Ganso e um contra ataque desperdiçado por Neymar. Depois gols gols, uma finalização de Borges defendida por Valdes, aos 26, e de Santos, foi só. A entrada de Elano no lugar de Danilo, após os gols tentou movimentar alguma coisa no time brasileiro. 

Pelo lado espanhol o show de bola começou a dar seu tom aos 10 minutos, quando Messi passou bonito pro Henrique e finalizou colocado. Rafael espalmou nos pés de THiago Alcântara, filho de Mazinho que desperdiçou. 

Aos 16, o primeiro gol e um golaço. Lindo domínio de Xavi e passe para Messi, com falha de Durval no domínio. Messi, cara a cara com Rafael, deu show. Toquinho por cima por cobertura e o primeiro do Barça.

Aos 23, o segundo. Cruzamento de Danil Alves para o meio da confusa defesa santista. Xavi driblou Bruno Rodrigo e fuzilou para o fundo do gol santista.

O Barcelona administrou o fim do primeiro tempo a partir daí. E o gran finale da lição de futebol foi bonito e levou o Santos cabisbaixo para o terceiro gol. Messi apareceu na área como centroavante, recebeu marcação e tocou para Daniel Alves que cruzou. Thiago Alcantara cabeceou, o goleiro Rafale espalmou e Fábregas pegou o rebote e, com muita calma, fez o terceiro gol que levantou uma dúvida: era necessário o segundo tempo?

Segundo tempo morno, mas gol de Messi fecha a goleada e tira sonho do Tri santista
Bastaram 40 segundos para perceber que qualquer heroísmo do Santos seria difícil de acontecer. Edu Dracena perdeu a bola e Messi cruzou para Fábregas e Rafael salvou com um pequeno toque na bola. 

Nos primeiros 10 minutos, o Santos se arriscou mais e até teve chances com a cabeçada de Neymar e passe para Borges. Aos 11, a melhor chances, com Neymar cara a cara com Valdes. O time santista também, consequentemente, deu chances ao time de Messi que teve chances de amplicar com Fábrega e Messi também.

Daí para frente o jogo, já definido, foi cozinhado em banho maria. O Barcelona não jogava com o mesmo ímpeto com o título definido, e era impedido de fazer o quarto gol por uma linha de impedimento bem feita e por uma defesa santista mais segura do que a do primeir tempo.

Pelo lado do Santos, o time até tentava fazer o seu, mas as chances ficaram escassas após os 15 primeiros minutos. A entrada de Alan Kardec no lugar de Borges pouco adiantou. 

Aos 34, bola na trave de Daniel Alves, um dos melhores em campo e único brasileiro jogando que saiu com o título de campeão mundial. Só um anúncio do quarto gol do Barça, aos 36 minutos, em passe de Daniel para Messi que driblou Rafael e fez o gol do título para o Barcelona, campeão mundial de clubes de 2011.

 
Fim de jogo, fim de sonho do Tri para o Santos e fim do show do Barcelona em Yokohama. Ao menos, a certeza que o título ficou em boas mãos, nas mãos, de fato, do melhor time do mundo. 

No fim, Neymar resumiu:

- Hoje a gente aprendeu a jogar futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...